Translate

terça-feira, 24 de março de 2015

Bulungula

 





Fiquei num hostel que é gerido por uma comunidade Xhosa, na chamada Wild Coast.

A língua Xhosa é complicada por utiliza além de letras, cliques, portanto entre as letras ouve-se sons, dentro de uma mesma palavra... Isso exige treino e ritmo..para mim é complicado, mas lá fui tentando e nem por isso conseguindo...

Este é também a tribo a que pertencia Nelson Mandela e bem próximo da estrada vimos a sua casa, uma casa muito desenvolvida quando comparada com as outras e com muita segurança....

Fiquei 3 dias e 4 noites e para mim foi uma experiência fantástica, simplesmente andei, tentei comunicar com as pessoas, muitas não falam inglês, as crianças também não, na escola aprendem em Xhosa, só mais tarde aprendem o inglês, passei momentos, simplesmente a apanhar sol sentada ao lado de famílias e de crianças, curiosas comigo...

Vivi várias experiências, partilho a que na qual fiquei cerca de 2 horas a ver: primeiro a mãe e no dia seguinte as filhas, a construir tijolos para a sua casa. Pensei em ajudar, mas o cocó de vaca afastou-me... é com ele que forram a forma, como quando se passa manteiga na forma do bolo, depois usam água e terra, preenchem a forma, e por cima mais cocó de vaca, retiram a forma e deixam a secar, depois de um mês estará pronto para ser usado.... assim, constroem as suas habitações redondas, com cerca de 2000 tijolos... Na sociedade Xhosa é responsabilidade da mulher fazer os tijolos, depois o homem constrói a casa...

Para se protegerem do sol nesta e noutras árduas tarefas, usam umas pedras, desfazem-nas e colocam na cara .. protetor solar 100% orgânico...no meu caso pouco se notou a diferença na cara, agora nas suas faces negras, sobressai e faz realçar as suas expressões....

Nas viagens temos momentos mais marcantes que outros e este sem dúvida foi o meu momento na África do Sul.....








Sem comentários:

Enviar um comentário