Translate

sábado, 31 de janeiro de 2015

Tsumeb

É uma cidade mineira e a maior cidade da sua região, Oshikoto, com hospital e aeroporto, mas tem apenas 15.000 habitantes. 


Esses habitantes estarão certamente habituados a estas temperaturas, mas próximos dos 30ºC ainda pela manhã, não é a situação mais agradável, pelo menos para mim....tanto mais que esta é uma cidade sem mar ou rio, portanto comecei a suar e a transpirar imenso, logo bem cedo...e foi com a cabeça encostada à ventoinha que a sra que trabalhava no Arts and Crafts de Tsumeb me encontrou...


É um lugar mt agradável, mas a maioria das suas lojas já encerrou, restando apenas uma... Comecei a conversar com a sra, que me perguntou de onde era, o qual indiquei Portugal, em seguida questionei se conheceria mts portugueses. A sua resposta surpreendeu-me, pois indicou que bastantes... Contou-me também que quando os portugueses cá estavam levaram algumas mulheres e crianças, e que na sua família existiam raízes portuguesas, pois algumas das mulheres tinham sido levadas. Recordava que a sua avó era bem baixinha, assim como tu, disse-me .... e que mt gostaria de conhecer Portugal e as suas origens. Convidei-a a visitar o país e dei-lhe o meu número de telefone português, só aí nos apresentamos, indicou-me que não se iria esquecer do meu nome, pois a sua irmã tem o mesmo, e disse-me que se chama Alma. Perguntei-lhe se sabia que esse nome tem significado em português e se sabia qual, disse-me que não e aí expliquei-lhe....ficou encantada....






Sem comentários:

Enviar um comentário